top of page
Buscar

5 dicas de decoração SUPER barata

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Atendendo a pedidos: quem aí ama uma dica de decoração? Melhor ainda quando se tem 5 dicas de decoração SUPER barata!!!


Criei um conteúdo completo com dicas de como decorar seu espaço gastando pouco e deixando ele com a sua cara! Pode ser sua casa, apartamento, escritório, home office, o importante é imprimirmos nossa personalidade em qualquer um desses ambientes, e que ele esteja de acordo com o que queremos e gostamos de ver, afinal, nós vamos conviver diariamente com eles.


Para ter algo mais completo para você, resolvi dividir esse conteúdo em duas partes, então nessa Parte I do post vou te contar como transformar seu espaço de um jeito DIY, ou “faça você mesmo” que eu amo! Tudo o que você pode fazer de forma bem baratinha e acessível para deixar seu espaço mais alegre e lindo. Acompanha comigo!


O BOM, BONITO E BARATO!!!

“DIY = Do it Yourself. Movimento que teria surgido nos Estados Unidos, quando as pessoas encontravam formas de reformar suas casas sem gastar muito — antes mesmo da década de 1920”

Muita gente precisa reformar ou decorar seu cantinho com a grana curta e optam por não fazer, esperando ter uma graninha extra. Engana-se quem pensa que só podemos deixar um ambiente harmonioso e bem decorado investindo um bom dinheiro, pois podemos sim transformar qualquer espaço do lar, escritório e até mesmo o home office, deixando-o mais aconchegante gastando pouco!


Essa opção atende qualquer estilo de decoração de interiores (falei sobre os tipos de estilos nesse post), seja minimalista, clássico, despojado, industrial, inspirado em alguma tendência ou cultura. Qualquer gênero quando bem executado, pode dar um UP no ambiente.


Vou começar dando uma dica simples do “faça você mesmo”, que até já postei no Instagram, sobre pintura de parede.

1. Pintura de parede:


A parede normalmente é uma área mal aproveitada do ambiente, muita gente deixa essa parte da casa para depois pois não querem investir num profissional para pintar. Mas se você é como eu e adora um DIY (do-it-yourself), podemos começar por ela para vermos uma grande transformação a um custo baixo e que você mesmo pode criar de algumas maneiras:







Pintura total da parede em um tom mais frio para destacar um mobiliário claro como o sofá ou rack, e vice e versa;









Pintura na horizontal, sendo apenas uma faixa para quem não quer se arriscar tanto, podendo mesclar tons neutros com uma faixa de cores vibrantes, a fim de destacar algum mobiliário;









Pintura geométrica, como exemplo em tons quentes, para iluminar o espaço e dar uma cara completamente diferente ao ambiente;







Pintura circular, com cores análogas (próximas umas das outras dentro do círculo cromático), para quem gosta de ousar nas cores, utilizando essa técnica para fazer um degradê, ou um tom sobre tom;





Pintura geométrica de cores complementares (que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático), utilizando uma brincadeira da pintura da parede que representa um faixo de luz da luminária, dando esse efeito ousado e “diferentão” ao ambiente.



Olha quanta coisa podemos fazer apenas pintando as paredes hein? Bora arregaçar as mangas, procura uma tinta bem diferente, com bastante cuidado e tenho certeza que você vai se surpreender!


Outra dica super legal que eu AMO fazer na minha casa é reformar objetos, lixando, pintando e dando um acabamento lindo para algo que pode ter um novo uso.

2. Reformar objetos:


Muitos objetos podem deixar de ser usados por estarem velhinhos, sem graça, ou “fora de moda”. Então pense em reciclar o visual deles! Gastando pouco e com muita criatividade, podemos deixar algo sem graça, lindo de novo!


Com poucos materiais e um pouquinho de empenho, você ganha uma nova peça e um novo elemento decorativo para o seu lar, seu escritório, e porque não seu home office? Sim! Se quer algo bem baratinho, é importante investir tempo e criatividade para deixar o ambiente alegre e com a nossa cara.


Esse exemplo aqui é da mesa e cadeiras que eu reformei quando estava em Blumenau/SC:






Vou explicar rapidinho os 5 passos para reformar que eu fiz:



  • Eu comecei lixando a mesa e cadeiras com uma lixa mais grossa para remover a pintura e o brilho da madeira original, assim facilita a tinta fixar realmente e ter um bom acabamento;


  • Depois, eu limpei bem e verifiquei se haviam buracos nas madeiras, pois se houvesse, preencheria com a massa para madeira. Como ela estava em bom estado, não precisei dessa etapa;


  • Apliquei duas demãos do primer para proteger as cadeiras e aumentar a durabilidade também, verificando o intervalo correto entre as aplicações;


  • Dei um acabamento com uma lixa mais fina, e pintei com a tinta acrílica utilizando um rolo de espuma, respeitando a diluição em água descrita na embalagem do fabricante.


  • Por fim, passei o verniz para proteger a tinta, e pronto!



Ficou essa maravilha e super fácil de fazer. Viu como deu uma repaginada na sala de jantar e no ambiente por completo? Eu amo reformar!


E outra coisa que fica muito bacana para reformar e decorar é o Pallet, uma peça chave de decoração que você pode conseguir na feira, ou em mercados, pois esses lugares geralmente descartam, e também comprar baratinho na internet. Aí é só dar uma lixadinha, tirar algum grampo, higienizar e pronto! Se quiser pintar também fica uma graça como esses modelos aqui em baixo. Dá uma olhada no que pode fazer com o pallet:









Esse é um objeto bem versátil e fácil de adquirir, vale a pena inserir na sua decoração barata!


Mais uma indicação de decoração com o custo beeeem baixo é dar outro uso a objetos que você já tem, ou que fazem parte por exemplo de uma decoração de aluguel.



3. Dar vários usos a um objeto:


Aqui em casa, criança pequena é sinônimo de objetos espalhados pelos cômodos. Então para sempre manter tudo organizado em seu devido lugar, eu peguei esses baús que eu já tinha na outra casa e que são lindos, para compor a decoração dessa sala atual, juntamente com esse painel suspenso.





Além de darem cor à sala e se destacar na parede neutra, eles servem como pufs quando recebo visitas, ótimo para sentar pois é estufadinho, além de deixar todos os brinquedos guardados num lugar só!


Então é importante pensar que o próprio ambiente vai dar uso aos objetos para decorá-lo. Como por exemplo a cozinha:



Aqui vemos uma cozinha onde os próprios utensílios decoram o ambiente, com cores vibrantes e de tamanhos e formas diferentes.


E para quem adora ler e tem muitos livros, pode optar por decorar o ambiente com esses queridinhos também, que deixam o ambiente mais composto e com a sua cara!




Agora imagina fazer uma estante estilizada com pallet e colocar a sua coleção, olha que incrível essa ideia e como fica lindo!



E isso pode se repetir em outros ambientes como no quarto, na sala, e também no seu escritório.



Outra alternativa de decoração para quem está sem grana é reutilizar objetos de outros cômodos em novos ambientes.


4. Reutilizar objetos de outros cômodos:

Se você tem aquela mesinha ou cadeira que está encostada em algum canto, pode pensar em colocar ela na sala, ou na varanda, e também no quarto como apoio.

Você também pode utilizar alguma cadeira da sala de jantar no home office, dando aquela repaginada nela colocando uma capa ou almofada para dar uma cara diferente.


Olha essas inspirações que separei para você:






Mais uma ideia de reutilizar objetos eu usei aqui em casa também. Peguei alguns vidros de alimentos que tinha guardado, pintei com uma tinta dourada e voilà! Olha que lindeza que ficou essa decoração do meu home office:









Então você pode reutilizar um objeto em outro ambiente que tenha mais uso, reformar se necessário, pintar e dar a vida que você quiser a esse item de decoração, tenho certeza que vai ficar show!


E por último, mas não menos importante, as plantinhas:


5. Plantas espalhadas pela casa:




Se você gostar de plantas e as tiver em um lugar só, num jardinzinho ou quintal por exemplo, você pode espalhá-las pela sua casa também! Elas compõem uma decoração linda quando alinhadas com o ambiente, seja na varanda, na cozinha, na sala, ou onde achar melhor e ela for propícia para esse cômodo.



É importante considerar se são plantas que ficam bem à sombra ou em lugares mais fechados tá? Para não as prejudicar.

E caso você não tenha plantas, pode adquirir mudinhas em algum garden ou na internet, geralmente com vasinhos são super baratas e dão outra cara ao ambiente. No post Parte II sobre dicas baratas, eu falo sobre como escolher a melhor opção de planta para você comprar. Abaixo eu separei umas ideias de decoração com plantinhas, olha só:




 

E aí, curtiu as 5 dicas de decoração SUPER barata? Viu quanta coisa dá para fazer decorando a casa de forma bem baratinha com o DIY? Eu adoro colocar a mão na massa e reformar, mudar as coisas ou só trocar de lugar para dar uma renovada no ambiente.


A decoração de interiores serve para trazer aconchego, promover estímulos visuais no ambiente, acredito que todo mundo gosta de estar num ambiente bonito e aconchegante, melhor ainda se alinhar estética ao baixo investimento. As cores são primordiais quando falamos de decoração, mas para quem não gosta muito de ousar em paredes ou utensílios coloridos, podemos usar e abusar de texturas e outros elementos.


E é sobre isso que vou falar na continuação desse post. Na Parte II vou te dar mais + 5 dicas de decoração baratinhas, utilizando também a textura e outros estímulos visuais 💛 acompanhe os conteúdos do Blog!



Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)

Comments


bottom of page