top of page
Buscar

Como decorar sua varanda

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Vou te contar uma coisa: eu amo entregar conteúdos que me pedem no Instagram, faço com todo o carinho e sei que ajuda muita gente! Então hoje, atendendo a pedidos, vou te dar dicas de Como decorar sua varanda de forma barata, pensando em gastar pouco e deixar o seu estilo também nesse canto tão importante do lar. Além disso, vou te mostrar como cada detalhe faz toda a diferença!


Eu criei uma série de posts sobre decoração barata, e se você não viu, esse é o link, lá você encontra opções de decoração bem em conta para dentro da sua casa, home office, escritório, tudo pensado com muito carinho e para atender vários estilos. Então vem ver como decorar sua varanda, acompanha comigo!


DICAS DE DECORAÇÃO BARATA PARA SUA ÁREA EXTERNA!

A varanda, sacada e terraço são espaços que merecem atenção assim como as demais partes da casa. Eles são os ambientes em que podemos nos conectar com o mundo natural, respirar um ar, ter contato com plantinhas ou com o que preferir, e também desfrutar de um momento de lazer.


Por isso, devem ser pensados com muito carinho e considerar qual será o uso daquele espaço, qual a finalidade do ambiente. Seja para receber amigos, para descansar, para fazer refeições, tomar sol, trabalhar, independente de qual for o uso, é preciso entender o que se quer para esse ambiente, para depois colocar em prática a decoração.


A diferença entre cada um deles eu explico já:




Varanda: ambiente de extensão da cozinha ou sala de estar, sendo a frente ou fundos de uma casa.








Sacada: mais comum em apartamentos, é a área externa mais compactada do apartamento, podendo ser estendida em quartos, sala, cozinha, ou dependendo por mais de um desses ambientes.






Terraço: o terraço tem por característica, em sua grande maioria, ser maior em metragem que os anteriores, fazendo parte do topo de um edifício, por exemplo, que tem por objetivo essa área de lazer.




Além disso, qualquer um desses ambientes precisa ser prático e de boa usabilidade, então é necessário adaptar de forma correta todos os elementos que se deseja inserir nessa decoração de varanda externa, sacada ou terraço e que ajude na manutenção do ambiente.

Existem alguns estilos podem ser impressos na área externa da casa ou apartamento, dependendo do gosto e necessidades do cliente, como também das condições do espaço. Ele pode ser rústico, moderno, minimalista (falei mais sobre a importância dos estilos nesse post), mas o importante é ter a sua personalidade em cada canto.


Clássico:


É para quem não quer arriscar e dificilmente vai errar nesse tipo de decoração. Com tons mais neutros, varandas, sacadas e terraços ficam muito bem alinhados nesse estilo mais comedido.




Escandinavo:


Nesse estilo, o principal tom é o branco, sempre mesclado com madeiras e elementos naturais, assim como texturas de tijolos aparentes e tecidos (tem um post super bacana aqui sobre texturas na decoração), por isso fica uma decoração bem coesa na área externa.

Romântico:


Um estilo de mais elegância e requinte, pode ser adaptado para áreas externas, pois é diferenciado por Rústico ou Luxuoso, em que a primeira opção é mais ideal para esse tipo de decoração de sacadas, varandas ou terraços. O Romântico Rústico tem um toque acolhedor e traz sensação de aconchego, perfeito para ambientes de lazer, pois oferece materiais naturais, objetos e móveis antigos e simples.





Rústico:


Marcado por móveis simples e de aspecto antigo, que parecem “desgastados” pelo tempo, esse estilo é bem bacana para decorar áreas externas, pois possui elementos naturais como pedras, cerâmicas, couro, além de madeiras, tecidos e uma mescla de várias texturas. É perfeito para casas de campo que possuem terraço ou varanda.




Minimalista:


Como o próprio nome já diz, decoração condensada de poucos móveis e objetos, com o intuito de liberar a circulação do local, ideal para áreas externas pequenas por exemplo, como sacadas de apartamento.



Industrial:




Esse estilo está em tendência atualmente, sendo bastante utilizado para quem gosta de mesclar texturas como tijolos aparentes, metais e tubulações, madeira maciça, além de cores sóbrias como branco, cinza e preto, e o atual cimento queimado (saiba mais aqui). Como característica, esse estilo integra ambientes, então para quem tem uma varanda integrada, é uma excelente sugestão.




Pop:

Por ser alternativo e mais irreverente, é para quem gosta de ousar nas cores, pois esse estilo é composto por cores vibrantes e criativas. Algumas opções para se utilizar na decoração da área externa caso queira se inspirar nesse estilo são o amarelo, laranja, vermelho e rosa pink.


Além disso, ele orna com objetos de Pop Art, movimento dos anos 50 voltado ao estilo de vida americano de publicidade, com artistas como Madonna e Michael Jackson.


Retrô:



Estilo essencialmente de reprodução de objetos antigos, em que as formas e cores são inspiradas nas décadas de 50, 60 e 70, como móveis, revestimentos, e também os eletrodomésticos. Essa decoração é indicada para quem gosta de coisas modernas mas quer um contraste com outras décadas, pois esses objetos têm design antigo, mas são novos. Bastante parecido com o Vintage.






Vintage:

Já esse tipo de decoração é exclusivamente com objetos e elementos que são de fato antigos e de décadas passadas, podendo ser restaurados ou não, tipo em um DIY - Do It Yourself | Faça você mesmo (mostrei essa técnica aqui). Esse estilo é famoso por criar novas versões diferentes de algum móvel ou objeto antigo de verdade e que agora está velho ou “sem graça”, podendo imprimir seu estilo próprio neles. Geralmente está aliado a flores, madeira, cadeiras de balanço ou caixotes. Esse estilo permite a abundância de objetos no espaço, e pode ser utilizado em varandas ou terraços de maior porte.



Mas então, qual é a melhor decoração para varandas em geral? Isso quem vai definir é o próprio espaço, pois uma decoração para varandas pequenas, por exemplo, é diferente para ambientes maiores. A seguir vou te dar algumas sugestões para ambos:


Decoração para varanda pequena: as sacadas também se enquadram nesse segmento, mais comuns em apartamentos onde o espaço é reduzido e, por isso, precisa ser bem pensado para melhor reaproveitamento.

Jardim vertical:


Se você gosta de plantas, um jardim vertical é a melhor pedida para aproveitar uma parede e os vasos não ocuparem espaço do chão, uma boa opção para quem tem animais também. Esse exemplo aqui é da varanda do meu apartamento, onde coloquei um suporte de madeira com ganchos que são presos aos vasos e todas as minhas plantinhas ficam concentradas num lugar só. A rega e a manutenção são simples e dão um charme ao espaço.



Mas se não quer esse tipo de decoração na sua área externa, pode buscar tornar o espaço funcional para você, como disse anteriormente, pensar no uso que quer dar ao ambiente. Seja um home office, um mini bar, área gourmet, o que preferir e for possível realizar na área externa.


Mobiliários e nichos




Assim, apostar em mobiliários são uma excelente sugestão para aproveitar a metragem do ambiente, podendo acrescentar elementos suspensos como nichos para organizar.







Móveis planejados




Os móveis sob medida, aliados com a decoração do restante do imóvel, também ajudam a organizar e preencher o espaço, facilitando a circulação.



Sofás



Sofás também tornam o ambiente mais aconchegante, fazendo essa área de lazer e descanso mais confortável. Ideal para espaços com fechamentos em vidro, para não prejudicar o estofado.


Mesas e cadeiras


Mesas e cadeiras comportam mais gente, perfeito para quem adora receber amigos e quer fazer esse espaço mais convidativo, se utilizando do estilo que desejar, como citei acima.









Texturas

As texturas dão um toque todo especial à varandas e sacadas pequenas, pois se mescladas entre madeiras, tecidos e texturas na parede, se ganha um ambiente bem aconchegante. Confere como ornar texturas na decoração nesse post!

Elementos visuais diversos


Diversos objetos de decoração podem aparecer nas áreas externas, como fotos, almofadas, luminárias, pendentes. É uma forma bem simples e importante de imprimir sua personalidade em todos os cômodos inclusive varandas, pois cria uma unidade na casa e apartamento.



Varanda gourmet

Caso pretenda fazer desse ambiente um espaço gourmet, pode adequar elementos como churrasqueiras portáteis, mini bar, criar um espaço de café, armários para acomodar utensílios de cozinha. Além de acrescentar revestimentos temáticos ou adesivos, caso tenha uma superfície adequada para colagem.

Redes e balanços

Acrescentar uma rede ou cadeira de balanço em varandas e sacadas é para quem quer ter um lugar de descanso e um ambiente confortável, pensando em beleza e simplicidade.
Ideal para áreas externas estreitas como de apartamentos.

Pallets

Também uma opção para decorar é utilizar pallets e objetos de baixo custo, já que a ideia é fazer uma varanda baratinha, com a sua cara! Confere a versatilidade dos pallets nesse post aqui que tá bem bacana!


Decoração para varanda grande: os terraços também se enquadram nesse segmento, comuns em casas ou coberturas, com amplo espaço para área de lazer externa, podendo ter um aproveitamento seguindo os estilos acima. Algumas das dicas para varanda pequena podem se adequar também à essa proposta mais ampla de espaço.


Sala de jantar


Quem tem condições no espaço e gosta de refeições ao “ar livre”, esse ambiente pode agregar mais um local de lazer na casa, ideal para receber mais convidados.




Coberturas



Mesmo com a proposta de receberem luz natural e sol, nada impede desse ambientes maiores receberem coberturas para espaços gourmets ou piscinas.







Sala de estar


É possível também mobiliar criando mais uma sala de estar e espaço para descanso na área externa da casa ou apartamento, perfeito para quem recebe muitos amigos e familiares, e também quer usufruir de um refúgio para momentos de lazer.






Espreguiçadeiras

Acrescentar mesas, cadeiras e espreguiçadeiras também são uma excelente sugestão para tornar esse ambiente mais aconchegante e desfrutar de do sol ao longo do dia.


Home Office


Atualmente com o home office, esse ambiente pode ganhar um mini escritório com vista privilegiada! Agregando o mobiliário correto e ergonômico, esse espaço fica funcional e personalizado.





Espaço gourmet completo

Para os amantes de churrasco, nesses ambientes maiores pode-se inserir churrasqueiras completas, fogão a lenha, frigobar, além de pias, armários e mesas, transformando-o assim em um espaço gourmet particular. O estilo rústico atende bem esse tipo de proposta.

Redários

Aos adeptos de meditação, descanso e relaxamento, varandas grandes e terraços comportam redários e cadeiras de balanço, proporcionando maior circulação no ambiente, quando acrescidos de outros elementos de decoração como mesas centrais, pufs e decks.

Mini garden

E para quem ama plantinhas como eu, é possível fazer um jardim com suas plantas favoritas, inserir pendentes com essas verdinhas, além de hortas e pequenas árvores que podem ser plantadas em vasos, proporcionando sombra e elementos altos à decoração.

Varanda integrada

Essas áreas externas podem servir como extensão da casa ou apartamento também, uma vez que sem portas ou divisórias de vidro, cria-se um espaço integrado por completo, como por exemplo esse espaço ampliado com a sala de estar.

Varanda DIY

Todos os objetos que vão compor esse ambiente podem ser reaproveitados de outro cômodo (veja como fazer isso nesse post), além de reformados com o DIY que eu amo! E os objetos de decoração já citados anteriormente, também podem fazer parte da ornamentação desses ambientes, sendo eles quadros, espelhos, mobiliários, revestimentos e texturas.

 

Enfim, tudo o que você planejar e sonhar para o seu cantinho, é possível adequar ao espaço disponível. O importante é você tornar a sua varanda, sacada ou terraço de forma que seja mais um ambiente que te proporcione aconchego e vontade de estar, como os demais cantos da casa ou apartamento.


Imprimir a sua personalidade, se inspirar em referências e estilos são os mais importantes quando se pensar em decoração de áreas externas. O essencial aqui é entender qual o objetivo que quer dar ao espaço e adequar à sua necessidade, as condições do espaço e claro, ao seu orçamento! Sempre! Realizar seu sonho é mais possível do que imagina!


E ai? Curtiu essas dicas baratinhas e cheias de estilo sobre decoração de varanda? Fique por dentro dos conteúdos do blog, que no próximo post vou te mostrar como montar um quartinho de criança em transição, com praticidade e gastando pouco 💛


Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)

Comments


bottom of page