top of page
Buscar

Guia prático para ambientes pequenos!

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Imóveis de metragens reduzidas podem ser um desafio na hora de mobiliar e decorar, mas calma que tudo tem solução!


E é sobre isso que vim falar, o guia prático para ambientes pequenos!


Nele eu te mostro as 6 melhores soluções quando se fala em restrição de espaço e como é bem possível fazer isso de forma prática e simples. Se esse é o seu caso, então acompanha comigo!


"DECISÕES DE PROJETO SÃO MUITO BASEADAS NO USO DO ESPAÇO"

E quando o espaço é pequeno? O que fazer?


Eu já atendi algumas consultorias que buscavam soluções para ambientes pequenos, de 40m² e até 30m². Então resolvi compilar tudo isso num guia prático com 6 soluções pra te ajudar a organizar o seu cantinho da melhor forma quando o assunto é metragem reduzida. Bora?



SOLUÇÃO 1:

✔ móveis planejados | modulados | funcionais


Os móveis funcionais sempre são uma ótima opção para apartamentos pequenos, quitinetes ou studios, pois permitem diversas atividades e funções. Mesas que abrem ou fecham conforme necessidade, assim como sofás cama, bi camas, mesas de escritórios. O mobiliário solto é uma boa opção para decorar de forma funcional.


Para apartamentos próprios em que o cliente pode escolher como serão seus móveis, fazê-los sob medida é a melhor opção pois aproveita-se cada cantinho de parede possível para adequar às necessidades.


Podemos fazer quartos com mesa de home office



Sala com espaço para pufs





Banheiros com decoração e móveis personalizados






Mas se for o caso de um apê de aluguel, investir em móveis modulados (de metragem padrão) também é uma solução excelente, uma vez que podem ser levados a outro imóvel se for o caso. Aqui podemos investir em medidas padrões e pequenas.



DICA BÔNUS: em caso de condomínios de apartamentos, deve-se levar em consideração o tamanho do elevador para transportar sofás, geladeiras, camas. Por isso o tamanho padrão de mercado é a medida certa!



SOLUÇÃO 2:

✔ as cores


Quando no ambiente já existe uma restrição de metragem, inserir cores muitos fortes e escuras pode torná-lo menor ainda! Por isso os tons neutros e cores claras são aliados nesses casos pois ajudam a ampliar o espaço, lembrando que pode sim utilizar pontos focais coloridos em um ambiente neutro.


Além disso, as cores também ajudam a demarcar espaços, como em studios por exemplo, que não possuem divisórias de cômodos.


Então as pinturas de parede por ambientes fazem a vez da setorização. Ajudam a delimitar os espaços e funções de cada cômodo, sem a utilização de divisórias que diminuem o imóvel.



SOLUÇÃO 3:

✔ os objetos


Quando se fala em apartamentos e espaços pequenos, o excesso de objetos pode auxiliar a diminuir o ambiente.


Por isso uma decoração minimalista é a aposta para esse tipo de proposta, pois ajuda a trazer amplitude e não polui visualmente o ambiente.



Os tapetes também acabam atrapalhando a circulação de espaços menores, por isso abrir mão desse tipo de objeto é uma das dicas.



Se gosta de diferentes texturas, pode inseri-las em almofadas, cortinas ou mantas para trazer conforto ao seu cantinho.






Já os espelhos são os grandes aliados na decoração de interiores quando precisamos ampliar o ambiente, por isso inserimos nas paredes - e até nas portas!



Esse projeto do Apto Escandinavo que desenvolvi para um casal, possui uma porta que separa a área social da área íntima, e a porta toda espelhada torna a sala de jantar e estar mais ampla, um charme né?


SOLUÇÃO 4:

✔ iluminação correta


Aqui está uma dica importante para trazer conforto e amplitude, a iluminação!


Para imóveis pequenos, o ideal é termos sempre iluminações direcionadas que também auxiliam na setorização dos espaços e também na extensão do ambiente.



Por isso, se for o caso de um apartamento pequeno, opte por lâmpadas de focos centralizados, até mesmo em tetos rebaixados de gesso. Lembrando de se atentar à temperatura das cores, falei sobre isso nesse post.

DICA BÔNUS: quando possível, dê prioridade para a iluminação natural no ambiente!



SOLUÇÃO 5:

✔ otimização de espaço


A queridinha dos projetos de interiores, a otimização de espaço!


Independente do espaço ser pequeno ou amplo, nós arquitetos sempre buscamos otimizar os espaços para que o cliente aproveite “cada canto do seu cantinho”.



Falando sobre cantos, podemos otimizar aproveitando também todos os espaços do imóvel, seja com estantes, mobiliários soltos, decoração, bancadas em "U" como da Cozinha Black, tudo o que permita um melhor uso e setorização do espaço.



SOLUÇÃO 6:

✔ ambientes integrados


A minha dica preferida: tornar dois ou mais ambientes em um único espaço!


Essa técnica torna esse novo ambiente mais funcional e com bastante praticidade. Tem sido muito utilizado nos projetos de arquitetura mais modernos e eu sempre busco incluir quando possível nos projetos que desenvolvo.

Em studios e apartamentos pequenos, essa é a melhor solução em questão de amplitude e conforto, pois divisórias e paredes tiram essa sensação de espaço maior.



Cozinhas em conceito aberto também são uma proposta para integração de ambientes, pois integram com a sala de jantar. Aqui eu desenvolvi na Casa dos Sonhos uma cozinha com ilha e coifa ao lado da mesa de jantar!



Em estilo americano tornam o ambiente mais amigável, como essa com a ilha em marcenaria do Apto Escandinavo que acomoda as banquetas e torna o espaço mais sociável.





Nesse mesmo apartamento integrei a cozinha à lavanderia através de uma bancada em "L" com a pia em Quartzo Branco Estelar, trazendo unidade aos dois cômodos e facilitando muito a circulação.


Já no Apto 60+, na última reforma da vida do casal com +60 anos, também integramos a lavanderia com a cozinha mas de forma a não inserir divisórias, utilizamos o mesmo piso e portas de armários para dar sensação de continuidade e tornar os dois ambientes um só, garantindo uma circulação mais livre.


Para qualquer solução no seu cantinho, é muito importante sempre conhecer a sua necessidade. Entender o que precisa e adaptar isso às condições do seu espaço.

 

Às vezes o cliente fica perdida com tantas referências na internet e não sabe como inserir isso na sua rotina e no seu espaço. Por isso é importante contar com a opinião e as ideias de um profissional, é isso que o arquiteto vai fazer, te ajudar a fazer as melhores escolhas, a economizar e vai estar ao seu lado durante todo o processo.


Espero muito que esse guia prático para ambientes pequenos te ajude a ter um cantinho mais bem aproveitado com todas essas dicas. E se colocar algumas delas em prática, pode conta que eu quero saber como ficou!


Se precisar realizar um sonho como esse, conta comigo 💜


E fique por dentro dos conteúdos do blog, que no próximo post vou te contar O passo a passo do banheiro dos sonhos! Um tema bem bacana para quem está reformando e não sabe por onde começar! Tenho certeza que vai te ajudar a fazer as melhores escolhas pro seu lar 💛


Aproveite e assista o vídeo que conto as 5 coisas que não podem faltar na sua cozinha integrada, em que preparei soluções incríveis para a cozinha do Apto Escandinavo, um ambiente pequeno, que precisava de ajustes importantes para ficar bem funcional! Confira:


Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)


Comments


bottom of page