top of page
Buscar

Harmonização de ambientes: o Feng Shui

Atualizado: 16 de jun. de 2021




Mais um post para você renovar o seu cantinho!!! Tá afim de fazer diferente em 2021? Então continua aqui comigo que vai valer a pena!


Como falei semana passada no tema de organização, o ano novo chegou e com ele, o desejo de renovar a casa, as energias e tudo o que há nela.



A organização é o primeiro passo para fazer isso acontecer, você fez? Se ainda não, volta no post anterior e segue aquelas dicas super bacanas! Mas se já fez, então bora saber a próxima etapa!




Hoje vamos falar sobre harmonização de ambientes: o Feng Shui. Acompanha comigo!


“SE HÁ LUZ NA ALMA, HÁ BELEZA NA PESSOA. SE HÁ BELEZA NA PESSOA, HÁ HARMONIA NA CASA”

Uma casa bem energizada e equilibrada, auxilia também os moradores, uma vez que a energia externa tem total influência na interna.



Por isso, o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa bastante utilizada no mundo, pois trabalha com maneiras de aplicar as energias presentes na casa de forma que se renovem, eliminando as energias ruins e estimulando as boas, para uma harmonia plena do lar.



Assim como a organização, a ideia do Feng Shui é basicamente a energia ativada através de elementos na casa que permitem a melhor circulação do Chi – a energia que se move na casa.


Para entendermos essa técnica, precisamos entender o Baguá, instrumento utilizado para sua aplicação:



O Baguá (significa oito e guá significa lado) é uma placa em forma de octógono que é aplicada sobre uma planta residencial ou comercial, ou até mesmo um cômodo específico que se deseja trabalhar a energia Chi.

Ele divide a planta baixa em 8 setores com significados e funcionalidades diferentes, que precisam ser adaptadas no Feng Shui. São eles:


Amigos – Trabalho – Espiritualidade – Família

Prosperidade – Sucesso – Relacionamento – Criatividade





O Baguá possui o símbolo do YIN YANG, uma das bases do Taoísmo, que tem como objetivo alcançar a harmonia no lar estabelecendo o equilíbrio entre aspectos opostos que também são complementares, como na imagem ao lado.




Mas afinal, como aplicar na arquitetura de interiores?


Conforme aplicado na planta da residência, comércio ou cômodo, é possível ativar o Feng Shui com os itens respectivos do setor.



ELEMENTOS:

Metal:

Utilizar na decoração esse elemento em objetos decorativos, lixeiras, espelhos, quadros com molduras em metal ou banquetas, etc.


  • Presente nos setores: Amigos e Criatividade







Água:


Aqui pode-se usar fontes de água para decorar, quadros que transmitem a fluidez da água e objetos que remetam a esse elemento.


  • Presente no setor: Trabalho







✔ Terra:

Adicione vasos de plantas com terra, canteiros ou mini gardens, e também quadros e objetos que façam referência ao elemento Terra.


  • Presente nos setores: Espiritualidade e Relacionamento




✔ Fogo:


É possível acrescentar velas e lareiras no setor respectivo desse elemento, assim como objetos decorativos com essa temática.


  • Presente no setor: Sucesso





✔ Madeira:

A madeira é a forma mais fácil de se aplicar o elemento na decoração, podendo ser utilizada em objetos, utensílios e móveis como racks, cadeiras, mesas, camas e armários.


  • Presente nos setores: Família e Prosperidade


CORES:

As cores são a forma mais simples de se adequar a técnica em cada ambiente, conforme seu setor do Baguá, isso porque é possível inserir nas paredes, tecidos, objetos, almofadas, quadros, e até mesmo móveis. Cada setor possui suas cores ideais, conforme imagem abaixo:




FORMAS:

As formas também devem ser inseridas no ambiente para ativação do Feng Shui, presentes em objetos diversos nas formas respectivas de cada setor, como por exemplo:



PLANTAS:

Estas são grandes aliadas na decoração e também auxiliam na ativação da técnica, além de purificarem o ar. Tem um post bem bacana aqui no blog sobre como escolher as plantas ideiais pro seu cantinho, corre lá!


Cada setor do Baguá também possui sua respectiva plantinha, conforme tabela abaixo:



PEDRAS:

As pedras possuem um papel muito importante na casa, pois captam as energias ruim e por isso devem ser lavadas e reenergizadas novamente ao sol. Para uma boa movimentação de energia positiva no ambiente, é preciso ativar cada setor com sua pedra específica:



Além dessas dicas para ter uma melhor circulação de energia e harmonização na casa, é importante prestar atenção a 4 detalhes que também fazem a diferença no ambiente:

1) Na entrada, o hall deve sempre estar limpo e iluminado.


Mantenha a área de entrada bem iluminada e sem sujeira, para que todos se sintam bem recebidos ao adentrar no seu cantinho. E também, tire os sapatos ao entrar em casa!


DICA: Uma sapateira na entrada, além de ser higiênico, auxilia bastante a deixar as energias da rua fora do seu lar.


2) Nos quartos, cuidado com a posição da cama.

A cabeceira não deve ficar encostada em paredes de banheiros e nem em janelas, pois o banheiro pode drenar energias boas e a janela trazer sentimento de insegurança.


DICA: os quartos devem sempre conter objetos em pares e que equilibrem as laterais da cama, como inserir almofadas e quadros em números pares, duas mesas de cabeceira e demais objetos que equilibrem o espaço dessa forma.


3) Mantenha o ambiente sempre iluminado e com circulação de ar.


A iluminação é essencial, por isso troque lâmpadas queimadas, conserte problemas elétricos e deixe sempre que possível portas e janelas abertas para ventilar o ar e renovar o Chi – a energia da casa!


DICA: a porta do banheiro deve sempre ficar fechada pois é área de descarga de energia, onde limpamos nosso corpo e o purificamos. Aproveite para deixar a tampa da privada fechada, e faça o mesmo com os ralos.


4) Organização é essencial.


Para o Feng Shui, também se faz necessário que o ambiente esteja sempre organizado e limpo, por isso se desapegue do excesso e de coisas que não tem mais uso, para fazer as energias estagnadas circularem.


DICA: A organização além de mexer com a energia externa, ela influência na energia dos usuários da casa, uma vez que o ambiente organizado proporciona sensações de relaxamento e bem estar.


 

Lembrando que o Feng Shui é uma técnica milenar muito estudada e praticada atualmente, por isso se quer renovar as energias do seu lar, leia a fundo sobre o tema e converse com um profissional certificado na área que poderá indicar as melhores opções ao seu cantinho.


Esse post foi produzido com a ajuda da minha mãe, Sandra Bischoff 💜 profissional certificada em Feng Shui e que me ajudou com muitos materiais para trazer um conteúdo completo pra você!

E aí? Agora já sabe como fazer a harmonização de ambientes com o Feng Shui no seu lar? Espero que tenha aproveitado as dicas! Fique por dentro dos conteúdos do blog que no próximo post eu trago as 5 cozinhas com soluções criativas que projetei, um conteúdo para você se inspirar e adaptar aí na cozinha do seu cantinho💛


Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)

Comments


bottom of page