top of page
Buscar

O Fantasma da Obra!

Atualizado: 16 de jun. de 2021

“Obras”: Essa palavra também te causa arrepios? Eu vou te contar como se poupar desse pesadelo de maneira bem simples!

Muita gente tem um pé atrás de construir, reformar ou até mesmo apenas modificar algo em sua casa ou apartamento por medo de ter que lidar com obras, e isso é completamente normal, porque é uma trabalheira só. Por isso hoje vim te contar sobre O Fantasma da Obra!


Por não ser uma tarefa fácil, somente um profissional que saiba de todos os passos de uma obra de sucesso, pode fazer com que você fique tranquilo e não tenha que despender tempo para resolver toda a parte trabalhosa de contração, coordenação de mão-de-obra e acompanhamento de obras.


Pensando nisso, após você contratar os serviços de um arquiteto para elaborar o seu projeto de interiores ou de decoração como falamos no post anterior, você também pode optar pelo serviço de Gerenciamento de Obras.


Hoje vou te explicar em detalhes o que é o gerenciamento e o que está incluso no serviço de um profissional de arquitetura, além de te mostrar como é importante que, ao contratar um arquiteto para fazer o projeto de interiores ou de decoração da sua casa ou apartamento, você verifique também a possibilidade de agregar a gestão de obras, pois somente esse profissional poderá acompanhar tudo de perto do início ao fim e fazer com que a obra seja um sucesso! Acompanha comigo!



PRA VOCÊ QUE NÃO QUER SE INCOMODAR COM OBRAS E FICAR TRANQUILO COM O SEU INVESTIMENTO

Mas afinal, o que é o Gerenciamento de Obras?

O Gerenciamento de Obras, ou Gestão de Obra, é o acompanhamento dos prazos, valor investido, administração e garantia do cronograma de obra e a previsão financeira; tudo o que previamente foi estipulado no orçamento. Ele contempla as seguintes tarefas:


  • Desenvolvimento de cronograma físico-financeiro

  • Negociar diretamente com os fornecedores

  • Pedidos e compras de materiais

  • Contratação e pagamento de profissionais

  • Fiscalização dos serviços, a fim de garantir a qualidade e os prazos estabelecidos

Existem alguns pontos cruciais para a gestão de obras funcionar perfeitamente, pois é uma tarefa complexa em que um arquiteto participa do planejamento e execução. E eles são definidos da seguinte forma:


“ O Planejamento é traçar objetivos, e o gerenciamento é realizar esses objetivos! ”


A execução do gerenciamento de obra deve seguir à risca o projeto de interiores ou decoração elaborado anteriormente pelo arquiteto, respeitando sempre os recursos do cliente e o orçamento já desenvolvido pelo profissional.


Há várias maneiras de executar o gerenciamento de uma obra. A forma mais apropriada deve ser estipulada entre todas as partes envolvidas na contratação do serviço.


Pode-se realizar apenas o gerenciamento parcial de uma obra, em que o arquiteto fica responsável por determinadas etapas, enquanto o cliente por outras. Ou é possível também prestar o serviço da gestão total, conforme o que for melhor para o cliente.

No Gerenciamento de obras o profissional de arquitetura é responsável por:


  • Desenvolvimento de cronograma físico-financeiro: este documento apresenta todos os valores que serão investidos durante o andamento da obra e em todas as suas etapas, bem como as despesas com a execução. Ele serve como referência para o profissional de arquitetura acompanhar os custos e prazos previamente planejados juntamente ao cliente.


  • Negociar diretamente com os fornecedores: não é uma tarefa fácil, uma vez que o orçamento do cliente é o mandatório para a execução do projeto. Por isso, essa etapa é essencial para fazer cotações com pelo menos 3 fornecedores, tentativa de diminuição do valor do produto ou serviço, para melhor se enquadrar à quantia previamente estipulada para o investimento do cliente.









  • Pedidos e compras de materiais: o arquiteto que gerenciar a obra deve se atentar à fornecedores confiáveis, pois isso ajudará a solucionar possíveis contratempos. Também deve-se buscar empresas com excelente custo-benefício, alinhando preço e qualidade aos prazos de entrega, pois como falamos anteriormente, é função do arquiteto administrar o cronograma da obra.

  • Contratação e pagamento de profissionais: essa etapa pode ser muito bem executada pelo arquiteto, uma vez que ele já conhece empresas do ramo e/ou pode acionar parceiros e indicações. O pagamento de profissionais exime o cliente da parte burocrática da contratação, e pode ser feito com segurança, pois já se foi estipulada a quantia despendida de investimento do cliente, bem como a previsão financeira da gestão da obra.

  • Fiscalização dos serviços, a fim de garantir a qualidade e os prazos estabelecidos: aqui o arquiteto vai controlar os recursos pessoais ou materiais estipulados, respeitando tudo o que foi planejado anteriormente, com o intuito de facilitar a vida do cliente. O objetivo dessa etapa é proporcionar tranquilidade com o investimento, ajustar o projeto e torná-lo viável, dentro das perspectivas do cliente.

O gerenciamento é fundamental para identificar previamente transtornos e criar alternativas e soluções prontamente para a execução perfeita da obra. Além disso, ele possibilita ao cliente a segurança de uma fiscalização profissional tanto dos serviços, como do cronograma e custos da obra.


Por isso, ao pensar em contratar um arquiteto para elaborar o projeto de interiores e decoração do seu cantinho, considere também ele gerenciar sua construção, reforma ou as modificações que queira fazer em sua casa ou apartamento. Assim, você se dispensará da parte trabalhosa e não terá dores de cabeça, podendo usufruir do seu lar com tranquilidade e conforto, como sempre sonhou.

 

E aí? Ficou com alguma dúvida sobre O Fantasma da Obra ou quer dar uma sugestão? Comenta aqui embaixo que eu te respondo!


Se você quiser saber mais dicas como essa, acompanhe os conteúdos do Blog, que no próximo post vou te contar os 9 segredos do lar dos seus sonhos, para você entender o que planejar, como e porque após a compra ou aluguel do seu novo cantinho! 💛



Aproveite e assista o vídeo que te conto como economizar 30% na obra!!!!!! Tem muita gente que começa a construir sozinho, e não termina.

Se esse é o seu caso, então esse vídeo é pra você!



Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)


Comments


bottom of page