top of page
Buscar

O que é um projeto de interiores e como ele transforma a sua casa?

Atualizado: 16 de jun. de 2021

Você também tem essa dúvida? Vem comigo entender em 5 etapas como é fácil solucionar essa questão!


Você já parou para pensar que a nossa casa ou apê, atualmente, é o lugar que mais passamos o nosso tempo? Mesmo antes da Pandemia, este sempre foi o lugar que nos sentimos seguros, procuramos conforto e descanso. E agora vemos como é tão importante mantermos uma relação boa com o nosso cantinho. Mas para isso acontecer é necessário um projeto de decoração de interiores. E então surge a dúvida: O que é um projeto de interiores e como ele transforma a sua casa?


Mas como podemos transformá-lo em um lar de aconchego, com a nossa cara e que tudo isso caiba no bolso? Eu te conto!

Criei uma série com posts semanais, e neste vou te ajudar você a tirar suas dúvidas e desmistificar o bicho de 7 cabeças sobre o que é um projeto interiores ou projeto de decoração, e também os motivos de se fazer com um profissional de arquitetura.


Trago tudo isso de forma bem leve e com várias dicas legais para facilitar o seu dia a dia, e o melhor: aliando a tecnologia e modernidade para solucionar tudo isso!

E para começar, hoje vou explicar o que envolve um projeto de arquitetura completo e como é importante você cliente conversar com um arquiteto e detalhar absolutamente tudo o que quer dentro da sua casa, o que sonha para o seu lar, e te mostro como pode realizá-lo. Acompanha comigo!


PRA VOCÊ QUE QUER UM PROJETO COM A SUA CARA

Ter uma casa para chamar de nossa, que represente nosso estilo e que seja do jeito que queremos é realmente um sonho. Para ele ser realizado, as etapas de planejamento e execução devem ser respeitadas, pois os serviços dependem de outros para acontecer.





Por isso, as 5 etapas de um projeto de interiores são: 1) Briefing

2) Levantamento

3) Estudo Preliminar

4) Projeto de Interiores

5) Guia Arquitetônico de Compras


1) A primeira etapa do Projeto é o Briefing:

  • O Briefing, também chamado de Programa de Necessidades, é o documento que exprime as exigências do cliente e dos demais usuários, descrevendo assim as atividades que irá abrigar, solicitações e padrões de qualidade imaginados. Nele constam com clareza todas as ideias e necessidades do cliente, orçamento para a realização do projeto e seus prazos. É um documento importante para saber exatamente o que o solicitante espera, e também para evitar retrabalho, uma vez que tudo o que foi pensado consta nesse material e minimiza maiores alterações. Lembrando que é completamente normal o cliente querer fazer pequenas alterações ao longo do projeto.

Dica bônus: Essa etapa pode ser online ou presencial!

2) Após a realização do Briefing, é feito o Levantamento:

  • O Levantamento consiste em ir até o local para fazer todas as medições necessárias, tanto estruturais, hidráulicas e elétricas, tirar fotos e fazer vídeos do espaço do cliente, a fim de elaborar um projeto preciso e completo. Todas essas anotações e materiais coletados serão convertidos em um projeto real. Essa etapa, também chamada de Anteprojeto, contém os seguintes registros:

- Planta da situação e localização do imóvel;

- Layout dos ambientes;

- Registro de pontos elétricos e hidráulicos;

- Especificações de pisos e tetos.

3) A terceira etapa do projeto é o Estudo Preliminar:

  • O Estudo Preliminar é a representação inicial das soluções de projeto, considerando as principais exigências do Briefing, devendo receber aprovação do cliente para prosseguimento. Apresenta-se da seguinte forma: Planta (s) do (s) ambiente (s) de cada um dos pavimentos do imóvel, em escala com dimensionamentos atendendo as exigências legais. Essas plantas apresentam uma sugestão de disposição do mobiliário no espaço, ou de layout, avaliando a qualidade de circulação dos ambientes da casa ou apartamento, bem como soluções para fachadas do imóvel, cobertura, e outros elementos.

4) A penúltima etapa é o Projeto de Interiores:

  • O Projeto de Interiores é a técnica que constitui o resultado definitivo das soluções propostas no estudo preliminar, contendo dimensões e definições de materiais, imagens realistas em 3D que ilustram de forma exata como o projeto será. Essa prática é chamada de volumetria. Os ambientes são elaborados com o auxílio de programas com ferramentas 3D, para ajudar o cliente a avaliar uma prévia do produto final, sendo ambientes internos ou externos. Por meio do Projeto de Interiores são apresentadas todas as possíveis alterações detalhadas de estrutura, os tipos de materiais e texturas que serão utilizados, assim como os modelos de paisagismos que podem ser utilizados no local. Isso proporciona ao cliente maior realismo e segurança em relação ao resultado final de uma obra ou reforma.

5) E como a última etapa do projeto de arquitetura, temos o Guia Arquitetônico de Compras:

  • O Guia Arquitetônico de Compras tem como objetivo principal listar e descrever para o cliente todos os objetos, móveis, revestimentos e serviços detalhados no projeto. Apresenta-se através de uma tabela relacionando todos os itens do projeto, organizada por tipos de serviços, como instalação de conduítes, remoção de pisos e azulejos, como também tipos de revestimentos, como por exemplo porcelanatos, soleiras, janelas, e outros itens. Essa lista de materiais e serviços pode ser setorizada por ambientes da casa, para facilitar o planejamento e organização do cliente na hora de conferir o que precisa ser comprado e executado em cada espaço do imóvel.


Todas essas etapas são cruciais para o planejamento, organização e execução de todo o Projeto de Arquitetura para a sua casa ou apartamento, de forma clara, segura e com custo benefício que evita erros e programa todos os seus gastos com a obra.



Espero que tenha conseguido te mostrar como é vantajoso ter um profissional especializado para se responsabilizar por todo o processo de transformação do seu lar, e melhor ainda: eliminar a possibilidade de falhas no processo e evitar dores de cabeça e/ou retrabalhos no futuro.


 

E aí? Ficou com com alguma dúvida sobre as 5 etapas de um projeto de arquitetura ou quer dar uma sugestão? Comenta aqui embaixo.


Se você quiser saber mais dicas como essa, acompanhe os conteúdos do Blog, que no próximo post vou te contar sobre O Fantasma da Obra! Para você que também tem arrepios ouvir a palavra OBRA, mas quer construir, reformar ou só repaginar seu cantinho para deixá-lo com a sua cara. Afinal, seu lar estará em ótimas mãos! 💛



Aproveite e assista o vídeo da transformação linda que fiz na Casa Azul, e que conta uma história! Com mais de 60 anos, essa foi uma reforma residencial emocionante de fazer, a casa da minha avó 💙 confira!


Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)


Comments


bottom of page