top of page
Buscar

Planejar ou não planejar, eis a questão!

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Móveis planejados fazem parte do sonho de muita gente e são a melhor opção para quem acabou de comprar um novo imóvel. Mas você sabe como escolher? Sabe qual é a opção adequada para o seu objetivo, necessidade e gosto? Planejar ou não planejar, eis a questão! Se você está passando pela fase de mobiliar o seu cantinho, esse post é para você.


E se você ainda vai passar ou só quer saber como tudo isso funciona, também pode continuar aqui comigo que vou te contar tudo tim tim por tim tim!


Escolher os seus planejados não é uma tarefa fácil, por isso, hoje minha missão é te ajudar a solucionar todas essas questões.

Acompanha comigo!


“O LAR É ONDE NOSSAS HISTÓRIAS SÃO ESCRITAS.”

E nesse lar é onde vivemos tantos momentos na nossa vida, e nada melhor que tudo isso seja do jeito que sempre sonhamos, assim como a decoração de interiores que planejamos para o cantinho.


Os móveis planejados deixam o ambiente com a nossa cara, pois serão projetados e fabricados conforme nossos desejos, e claro, nosso orçamento, no caso o seu!


E adequar esse orçamento aos seus gostos, é essencial na escolha do mobiliário e na realização do seu sonho.


“Mas Camilla, por que eu preciso planejar os móveis?” - vou te mostrar os benefícios dessa escolha:


  • Otimização de espaço: por ter a opção de utilizar cada cantinho disponível com os móveis planejados na medida certa, ganha-se espaços úteis e aproveitamento.

  • Infinitas possibilidades: tanto de cores, medidas, texturas, modelos, como também de combinações com o restante da decoração.

  • Personalização: com os móveis planejados, é possível atender aos desejos do cliente e suas necessidades, conforme as condições do ambiente.

  • Valorização do imóvel: além de deixarem os cômodos mais elegantes e alinhados, os planejados contribuem com a relevância do imóvel posteriormente.

  • Diversidade de custos: por conta da sua infinidade de opções, é completamente possível encontrar móveis em conta, adequados ao seu orçamento.


Então agora que sabe como é vantajoso planejar os móveis do apartamento ou casa, é importante se atentar à algumas dicas quanto à escolha:


Avalie o espaço que tem e as suas necessidades


Muitas vezes imaginamos centenas de coisas para o nosso cantinho, mas somente um profissional de arquitetura poderá te dizer com segurança se tudo o que planeja é possível em determinado ambiente, além de adequar tudo isso ao seu orçamento. Quanto menor o imóvel, mais importante ainda o planejamento adequado, e considerar ter móveis funcionais, pois requer otimização de espaço e melhor aproveitando de cada canto do seu lar.



Além disso, é importantíssimo você entender quais são suas necessidades, do que realmente precisa em cada cômodo, como será o uso diário, quais são os hábitos da casa. E é através do Briefing que o arquiteto vai pensar em como desenvolver tudo isso para te atender da melhor forma, e inserir no projeto de design de interiores tudo o que você deseja, sonha e precisa.

Pense nas cores e estilos que pretende


É importante antes de sair comprando os móveis, pensar no contexto por inteiro, e as cores e estilos entram nesse planejamento. As cores têm um impacto muito grande na rotina diária do lar e na harmonização de ambientes, pois elas despertam sensações. Por isso, identificar quais cores quer, gosta e pretende usar, auxilia no desenvolvimento do projeto arquitetônico como um todo, pois a partir delas o profissional consegue adequar os móveis de acordo com as cores que você gosta ou não, e isso também faz parte do Briefing. Além disso, deve-se considerar se já existe pisos e revestimentos no imóvel, que deverão ser levados em conta nessa escolha.



E os estilos são inspirações de decoração, é a partir deles que é possível entender as referências, os gostos, e escolher uma opção adequada de acordo com a personalidade e identificação do usuário daquele lar. Existem diversos estilos possíveis para se referenciar e são adaptáveis de acordo com as necessidades e desejos do cliente, para deixar tudo “a sua cara”!

Planeje bem os móveis planejados


Parece bem óbvio, mas é realmente crucial você planejar e entender quais móveis quer no seu cantinho. Após entender as suas necessidades e estilo, você precisa identificar o que quer em cada cômodo. Como eu disse anteriormente, existe uma infinidade de opções, e quando digo infinidade, é verdade mesmo! Então, planeje por cômodo:


O que você quer na sala? Painel? Rack? Estante? Cristaleira? Portas ou gavetas - ou os dois?


E no quarto? Portas do armário de correr ou padrão? Gavetas? Nichos? Prateleiras? Haverá painel de TV também?


Na cozinha, você quer portas basculantes ou padronizadas? Como serão os puxadores? Haverá vidros comuns ou espelhados? Como será a pia para combinar com o mobiliário?


O banheiro e a lavanderia serão planejados ou modulados? Se planejados, haverá prateleiras? Espaço para cesto de roupa? Armários para armazenamento?


Olha quanta coisa a se pensar!!! Por isso essa escolha não é nada é fácil e precisa realmente ser bem planejada, mas principalmente, executada! Aí entramos no tópico seguinte:


Analise a disponibilidade dos seus recursos


Esse talvez seja o mais importante de todos, pois é essencial que você defina o quanto quer e pode gastar, para poder fazer todas essas escolhas e entender o que adequar ao seu orçamento.

Após planejar o que deseja para o seu cantinho, identificar suas necessidades e buscar responder todas essas questões acima, veja se o que escolheu está dentro dos seus recursos financeiros disponíveis para os móveis planejados. Quem te ajudará nesse processo é o arquiteto, que sabendo antecipadamente qual será o orçamento, poderá então desenvolver o projeto de interiores e decoração, conforme as suas condições.


Eu sempre falo no meu Instagram que não é o orçamento que tem que caber no projeto, mas sim, o projeto caber dentro dos seus recursos! E essa é a minha missão como arquiteta, entender o que você precisa e o que você quer, para então desenvolver tudo isso a partir do quanto você pode gastar. E adequar e adaptar todo o projeto diante dos seus valores é o ponto chave do meu trabalho.


E por fim, mas não menos importante:


Escolha bem o seu fornecedor


Atualmente existem diversas empresas de móveis planejados, algumas com anos no mercado, outras recentes no ramo. Mas independente do tempo de cada uma, é imprescindível que você pesquise tudo sobre esse fabricante ou revendedor.


Procure entender toda a trajetória da empresa, as reclamações na internet, o prazo de entrega, quais materiais utiliza, qual sua forma de pagamento, e os produtos personalizados.

Você não é obrigado a fechar com a primeira loja que entrar, por isso faça visitas, orçamentos, conheça diversos estabelecimentos pensando no melhor custo benefício para você. Analise com calma todas as opções, todos os fornecedores, se precisar faça planilhas, anotações, tudo o que te ajudar a não errar na escolha.

E como dica bônus: não desista na primeira topada!


Dependendo do tamanho do imóvel, considera-se a quantidade de mobiliário a ser planejado, o modelo, os detalhes de acabamento e puxadores, travas de segurança, tudo isso tem um custo. Então se você ver que tudo o que quer está acima do seu orçamento e a grana está curta, reavalie tudo desde do começo.


Reveja suas necessidades, se precisa mesmo de um painel x, ou gaveta y, ou uma porta de vidro, etc. Esses pequenos ajustes ajudam a diminuir os custos e podem ser adequados ao seus recursos. Além de que, é possível você planejar apenas alguns cômodos da casa, os mais importantes no momento, e mais pra frente entrar em contato novamente com a empresa para continuar o planejamento dos móveis, ou comprar móveis modulados e em medidas padronizadas.


Novamente: não é o orçamento que tem que caber no projeto, mas sim, o projeto caber dentro dos seus recursos!


 

Mobiliar o nosso cantinho é realmente um sonho, e é uma fase muito gostosa de viver, planejar, escolher. Então, que tudo isso seja feito de forma bem consciente, analisando todas as opções e recursos.


E eu estou aqui para te ajudar a realizar esse sonho e viver essa fase com você, meu processo envolve o cliente do começo ao fim. A ideia é você ver seu projeto ganhando forma, e ficando a sua cara!

Se precisar, conta comigo e me conta o seu sonho! Espero muito que esse conteúdo tenha te ajudado, e fique de olho nos conteúdos do blog, que no próximo post vou te trazer um guia completo para baratear um orçamento, e mostrar um projeto lindo aqui do site 💛



Aproveite e assista o vídeo do Apto Barbecue em que mostro as soluções para quarto de criança, quarto de casal e como economizar nos móveis.

Se é isso que está buscando, então confere esse vídeo:



Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)


Comments


bottom of page