top of page
Buscar

Tô de home office, e agora?

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Com tudo o que está acontecendo atualmente em nosso país, a pandemia, a restrição de circulação e a crescente taxa de desemprego que gerou mais trabalhos informais e digitais, as pessoas tiveram que se reinventar em muitos aspectos. Um deles é o trabalho Home Office (trabalho em casa), ou trabalho remoto. Mas tô de home office, e agora?


De repente a população se viu obrigada a ficar em casa, muitas empresas não pararam seus serviços e puderam optar pelo trabalho remoto, outras aderiram de vez ao home office. E assim surgem algumas questões:



  • Como que ficam os funcionários ou trabalhadores informais nesse contexto?


  • Qual a melhor estrutura para exercer suas atividades em casa com a mesma produtividade?


  • Como transformar sua casa em seu local de trabalho de forma confortável para executar suas tarefas?


  • Só conforto é necessário para um trabalho remoto?


É sobre isso que vou falar hoje nesse post, responder todas essas dúvidas e te contar:


Como você pode tornar o home office em mais um espaço bacana da sua casa, já que atualmente muitas pessoas são obrigadas a ficar remotas, temporariamente ou full time (tempo integral).
Além disso, se você quer ter um home office bacana, bonito, aconchegante e com conforto, acompanha comigo!

Como transformar seu home office!

Trabalhar em casa traz muitos benefícios, maior qualidade de vida através da comodidade, flexibilidade de horários, ganho de tempo com a família, diminuição do estresse com trânsito e transporte público. Mas para tudo isso dar certo na prática e trazer bem-estar emocional e à saúde, alguns ajustes são essenciais, e abaixo tem uma listinha inicial pra você ver se o seu home office está ok:

1. Defina um ambiente específico para realizar suas atividades remotas

2. Organize sua rotina com horários certos, disciplina e profissionalismo

3. Tenha boa conectividade com a internet

4. Ambiente silencioso na medida do possível

5. Cadeira e mesa confortáveis e ergonômicas



Esses são os itens básicos que devem ser pensados na hora de montar o seu escritório de home office, mas não é somente disso que se precisa ao trabalhar em casa. Existem alguns aspectos essenciais que devem ser analisados e que fazem toda a diferença no seu novo ambiente.



“Momentos difíceis merecem soluções fáceis”

E as soluções a serem buscadas partem das seguintes observações:

  • Quantas pessoas se utilizarão do espaço:

O home office é “o novo normal” de muita gente, como também do casal ou de mais de uma pessoa da família, por isso é importante considerar um espaço que comporte duas cadeiras ou mais, que seja útil e faça sentido para mais de usuário na casa.



  • Se há luz natural:

A iluminação para home office é um ponto essencial a ser trabalho, pois está ligado diretamente à saúde. Quando se exerce as atividades por um longo tempo em ambiente com a luz em falta ou excesso, a dilatação e contração da pupila em constante movimento ocasiona dificuldade de concentração, vista cansada e embaçada, dores de cabeça e nos olhos. Por isso a luz natural é muito importante, além de economizar energia, ela ajuda a manter o nosso relógio biológico equilibrado, auxilia na produtividade e pode até melhorar o nosso humor. Não é todo mundo que tem iluminação natural em casa, mas se possível, priorize um ambiente próximo à janela.


Dica bônus: Utilize persianas que controlem a luminosidade para não haver reflexos na tela do computador, que causam fadiga visual, podendo trabalhar os horários que o sol bate diretamente no ambiente.

  • Quais as cores do ambiente:

Por se tratar de um local em que se passa praticamente o dia todo, o atual “full time” já citado, deve-se tentar priorizar cores neutras para trazer aconchego e tranquilidade, evitando assim cores fortes para não enjoar, não irritar ou cansar, como por exemplo o vermelho e preto. Importante também que seja um espaço com cores que agradem a todos os usuários da casa.



  • Ter uma bancada do tamanho essencial para seus equipamentos e objetos:

Além de ser uma bancada com posicionamento correto ergonomicamente (juntamente com a cadeira), ela precisa ter uma infraestrutura adequada às suas necessidades, a escolha dos móveis está relacionada às coisas que você já tem. Por exemplo, para quem usa dois monitores + notebook + agenda ou bloco para anotações, a bancada mais larga e profunda é o ideal, pois ganha-se mais espaço e proporciona maior organização dos equipamentos.


Dica bônus: Sugiro bancadas de 48cm a 50cm, mas até de 60cm você encontra, para quem precisa de muito espaço no home. Quanto maior a bancada, mais coisas pode colocar nela!



  • Deixar à mão os objetos mais utilizados no dia a dia:

Como a sua mesa é o seu local de trabalho, então que ela contenha tudo o que você necessita para realizar suas atividades diariamente, que todos os objetos fiquem à mão para você acessar com facilidade, como canetas, papéis, agendas, impressora. Além disso, blocos marcadores como post it também são muito úteis para anotações que precisa “deixar na cara”, coisas importantíssimas, lembretes, como um estímulo visual mesmo. Além disso, se for possível, as gavetas da bancada também têm um papel importante para organização do espaço e para guardar itens de uso diário.



  • Ter por perto algo que te motive:

O isolamento social em si é uma tarefa difícil para todo mundo, buscar um equilíbrio entre as responsabilidades domésticas e as do trabalho, sem uma linha delimitada de separação entre as duas pode gerar um transtorno de estresse. Unido a isso, o distanciamento social de amigos e familiares também é fator determinante para sintomas psicológicos como fadiga, distúrbios emocionais e de humor, podendo até gerar um estado depressivo. Então, para tornar seu espaço mais aconchegante e alegre você pode acrescentar ao seu home office fotos da família e amigos, frases que te deixam mais feliz, palavras motivadoras que vão te ajudar a passar por esse período de forma mais leve e trazer a sensação que não está sozinho.



E realmente não está! Todos nós estamos juntos nessa, e por isso eu resolvi trazer essas dicas para te ajudar nesse momento e tornar seu dia a dia mais confortável, funcional, além de bonito e aconchegante.


Não é uma tarefa fácil alinhar tudo isso, mas de pouco a pouco conforme as suas condições, é possível tornar seu espaço de trabalho remoto mais prático, acessível, acolhedor e, claro: com a sua cara!

 

Se você já se fez essa pergunta "Tô de home office, e agora?" e ficou com alguma dúvida sobre como transformar o home office em mais um espaço bacana da sua casa, comenta aqui embaixo que eu te respondo!

E você? Quer saber como funciona uma consultoria de ambiente e projeto de interiores? Semana que vem vou te explicar essa diferença, para você que quer ter um toque profissional no seu cantinho 💛



Aproveite e assista o vídeo para você que busca uma solução para aquele segundo quarto da casa ou quer montar seu home office, aqui você não vai encontrar uma, mas 7 SOLUÇÕES!!!

Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)


Comments


bottom of page