top of page
Buscar

+ 5 dicas de decoração baratinhas

Atualizado: 16 de jun. de 2021


Se você chegou até aqui é porque gostou do conteúdo Parte I que postei no blog sobre dicas de decoração barata para você! Mas se não viu ainda, corre aqui no post que tem tudo o que você precisa saber para decorar o seu cantinho do seu jeito, imprimir sua personalidade em cada canto, e o melhor de tudo: GASTANDO POUCO!


Esses dois posts de decoração foram criados com muito carinho a partir de pedidos que recebi no Instagram, busco sempre atender as solicitações e criar muita coisa boa para você que acompanha os conteúdos, e se não acompanha, se inscreve lá embaixo para ficar por dentro de tudo o que rola no blog!






Hoje como prometido, em continuação ao tema de Decoração Barata, para quem não gosta muito de ousar em objetos, paredes ou utensílios coloridos como falei no post anterior, podemos usar e abusar de texturas e outros estímulos visuais. As cores são primordiais quando falamos de decoração (falei disso nesse post), e é sobre isso que vou falar nessa Parte II. Acompanha comigo!




O BOM, BONITO E BARATO!!!


Na Parte I, eu expliquei que a decoração de interiores serve para trazer aconchego, promover estímulos visuais no ambiente, acredito que todo mundo gosta de estar num ambiente bonito e aconchegante, melhor ainda se alinhar estética ao baixo investimento.


Isso é válido tanto para sua casa, apartamento, home office, escritório, seja o que for, em qualquer ambiente é possível atender a sua necessidade e o seu orçamento, sempre!

Como já falamos de cores de paredes, aqui vou te mostrar como decorar sem ousar tanto nas cores dessa área, agregando apenas objetos diferentes e coloridos ao ambiente, podendo até ser em tons neutros para quem é mais comedido.

1. Objetos coloridos e diferentes:



  • Os quadros são uma boa opção para quem tem uma restrição de orçamento na hora de montar seu espaço, pois eles dão uma cara super diferente à área que quer destacar e são muito versáteis.


Essa opção de quadros com tema geométrico em azul é desse projeto de interiores aqui, é uma composição que combinou bem com o estilo industrial pretendido pela cliente.


Em outro exemplo, eu mesma montei na consultoria especialíssima que fiz da Casa Azul uma composição de quadros com outros objetos queridos e pessoais para clientes super especiais: minha mãe e minha avó 💛 alinhando detalhes coloridos e importantes para elas, que se destacam na parede branca.




Ficou uma graça né? Eu amo esse projeto!


  • Outra forma bacana de utilizar quadros de maneira bem baratinha é compor com frases. Caso você não possa comprar quadros - geralmente são um pouco caros -, você mesmo pode fazer ao estilo DIY – Do It Yourself – o famoso Faça Você Mesmo!

Pode colocar pôsters na parede que deseja destacar, pode imprimir num papel couchê alguma imagem que gosta e fazer dela um quadro, colando com 3M para emoldar no futuro. Fica super show, olha essas dicas que separei para você de várias composições junto com esse tipo de peça:





  • Uma excelente opção de objetos coloridos para quem quer decorar gastando pouco são as almofadas. Elas ajudam a completar a decoração de salas e quartos, e é possível você mesmo comprar o tecido e preencher com enchimento de almofadas, ou somente comprar as capas de almofadas que são bem em conta para quem quer decorar sem muito investimento.



  • As luminárias também dão um charme no espaço quando selecionadas para complementar a decoração como um todo, sempre alinhando seu uso ao espaço. Aqui estão algumas opções:






  • E para a sugestão de objetos coloridos entram também as prateleiras, que podem compor paredes neutras ou de tons marcantes, e fazem um papel importante na composição do espaço pois é onde você pode selecionar seus objetos e compactá-los em um só lugar:





Se vai investir em algo, como quadros e almofadas, ou qualquer um desses objetos que citei anteriormente, seria interessante você pensar no estilo que pretende ao ambiente, tudo está relacionado ao estilo que quer se inspirar.

“Alinhar o que gosta ao que quer dar uso”


A segunda dica para decorar seu cantinho com baixo custo é com:


2. Adesivos de parede


Este é para quem não quer ousar na pintura, uma sugestão que fica muito personalizada e conecta bem o ambiente são os adesivos de parede.


Eles geralmente são produzidos com materiais com uma película de PVC auto adesivo, que deixa a aplicação e instalação super fácil e você mesmo pode aplicar na parede que deseja transformar. Alguns fabricantes até enviam manual para aplicação.




  • Eles servem tanto para quartos de criança, como nesses exemplos:





  • Como para salas:






  • Cozinhas:





  • Quartos em geral:





  • Escritórios:




  • E também banheiros e lavanderias:




É uma opção super versátil, baratinha e transforma o ambiente! Na internet é possível encontrar diversos modelos, fabricantes e também dá para personalizar o seu adesivo de parede com a cor, tamanho e o desenho/frase que deseja, além de alguns serem laváveis para determinados ambientes.


Além dos adesivos, podemos compor as paredes de um ambiente de forma bem simples:


3. Fotos e espelhos:


Taí uma coisa que eu acho muito válida para imprimirmos nossa personalidade e deixarmos nosso cantinho mais aconchegante. As fotos da família são um importante elo, ainda mais nesse momento de isolamento social que estamos vivendo (falei sobre esse tema nesse post).


Por isso nos conectarmos às fotos de família, amigos, viagens, nos ajuda a criar um ambiente mais alegre e pode melhorar nosso bem-estar também. Como nesse exemplo, em que um adesivo de parede foi composto com quadros da família.






Fazer uma composição de fotos que você gosta, unindo frases e espelhos como objetos decorativos deixa o ambiente mais vivo e preenche a parede que quer destacar.










Os espelhos são ótimos aliados para quem quer decorar sem gastar muito, afinal é possível fazer uma composição desse objeto de diversos tamanhos a um preço bem bacana.






Além de acrescentar amplitude a ambientes pequenos, são importantes para refletirem a luz e deixarem o ambiente mais iluminado, e também para criar pontos de interesse destacando o espaço que quer atrair a atenção.



E para quem não gosta de chamar atenção a um determinado espaço com cores e objetos, vou te contar uma opção super utilizada e que faz toda a diferença no ambiente:


4. Texturas


As texturas também têm um papel importante na decoração, quando a opção é enxugar os custos e investir pouco, porque elas estão presentes de diferentes formas. Além de tornar o ambiente mais atraente visualmente, ajudam a torná-lo receptivo e aconchegante. Por isso é importante equilibrar o espaço como um todo, sem pesar nas cores e nas próprias texturas, optando por aquilo que “converse” com o restante do ambiente.




Lembrando que tudo deve ter um significado e coerência, pensando no uso e na disposição. E não é diferente com as texturas, que se apresentam das seguintes formas:



  • Textura na parede:


É uma excelente opção barata para destacar um ambiente, sem necessariamente se utilizar de cores. Podem ser produzidas com diversos efeitos, dependendo da escolha do cliente. Alguns tipos são: grafiato, clássica/bico de jaca, e pátina. Trazem um efeito discreto na decoração, podendo ser feitas com espátulas, rolos de espuma e nylon, vassoura ou escova. É uma opção baratinha de decorar, podendo se encaixar no querido DIY - Do It Yourself, tem vários tutoriais desse tipo de textura na internet caso queira fazer você mesmo.


  • Tecidos:


Em almofadas, capas de sofás, edredons, cobertas, cortinas e tapetes, esses materiais transmitem sensação de conforto e aconchego, emanando a necessidade do toque (como o veludo, por exemplo). E se enquadram muito em decoração barata, pois essas texturas podem ser facilmente adquiridas, transformadas e bem pensadas na decoração, para darem uma cara aconchegante e de personalidade ao espaço.




Ainda sobre texturas, em caráter de conhecimento, se enquadram nesse quesito:


  • Madeiras:


A madeira é um elemento quente, que proporciona sensação de calor e conforto ao ambiente, e pode estar presente no piso, portas, janelas, nos móveis, em detalhes como painéis e suportes dos mobiliários, podendo ser utilizada tanto internamente como em fachadas, decks, revestimentos. Além da estética, é preciso considerar a sustentabilidade do material, e optar por madeiras de reflorestamento. Porém, é possível também utilizar materiais sintéticos que reproduzem a textura e coloração variada da madeira.



  • Pedras:


As pedras são revestimentos importantes quando se trata de durabilidade, praticidade e estética. Para quem tem dúvida se vale a pena investir nesse elemento para a sua decoração, aqui vão algumas vantagens: torna um foco de atenção no espaço quando aliado à pontos de luz, são versáteis tanto para área interna e externa, sem exigência de um tratamento específico para sua conservação, além de proporcionarem diversos efeitos que deseja-se ter. Alguns exemplos são mármore, granito, quartzo silestone, pedra portuguesa, ardósia, São Thomé, pedras brutas, e sua escolha irá de acordo com o uso do ambiente.


  • Metais:


Os metais ”refrescam” a decoração, pois são frios e dão um ar moderno e industrial ao ambiente. Ficam bem no ambiente aliados à texturas em tecidos e madeiras. Podem estar presentes em puxadores, suportes de mesas e cadeiras, molduras, prateleiras e luminárias como vimos mais acima, ou em objetos de decoração em geral. Alguns exemplos são o rosa gold, metal preto, prata, dourado e cobre.



  • Tijolos:


O tijolo tem ganhado espaço nas decorações mais modernas, traz a sensação de aconchego e pode ser utilizado em vários estilos de interiores. É indicado para quem gosta de decoração rústica, pois geralmente para esse efeito, é utilizado de forma que fique aparente. A sua cor original deixa o ambiente bem charmoso e romântico, mas pode ser transformado de diversas maneiras, como por exemplo pintando, para quem prefere neutralidade. Além disso, caso não seja possível revestir um imóvel com tijolos originais, pode-se colocar revestimentos que imitam perfeitamente os tijolinhos em sua textura, cor e formato.


  • Vidros:


Os vidros são ótimos aliados para quem quer deixar sua casa, apartamento ou escritório mais leve e dar a sensação de amplitude, pois eles proporcionam essas características ao ambiente. Ele é muito indicado para espaços menores, como traz amplitude e auxilia na luminosidade, tem sido muito utilizado em projetos de interiores. Por ser resistente e sofisticado, torna a decoração mais elegante, além de proporcionar praticidade, pois pode ser utilizado em móveis, paredes, divisórias, painéis, fachadas, ajudando a aproveitar a luz natural.



Já deu para notar que a textura em um ambiente é um elemento chave na decoração né? As texturas agregam valor ao espaço, seja da forma que se apresentem. E estando tudo coordenado no mesmo tom, elas se destacam.



E para finalizar o tema de decoração barata, na Parte I eu mostrei que as plantas fazem toda a diferença no ambiente e que você pode utilizar as que você já tem em diversos ambientes da sua casa ou escritório. Mas para quem não tem e quer inserir esse elemento na sua decoração, aqui vou dar exemplos de quais plantinhas você pode comprar em gardens a um custo baixo.


5. Comprar plantinhas baratas


Quando falamos em plantas na decoração, precisamos considerar as melhores opções para a sua necessidade e espaço, levando em conta as características de cada uma, e que para ambientes internos, elas precisam ser adequadas.




  • As folhagens são uma ótima alternativa custo benefício, pois além de serem baratinhas, elas têm uma adaptação muito boa em espaços fechados e sem luminosidade direta (lembrando que deve ter alguma luz natural próxima a ela). Alguns tipos bem em conta são:



- Dinheiro em penca

- Clorofito

- Samambaia

- Trepadeira hera

- Planta-vela (dólar)





  • Violetas também são uma boa opção de baixo custo, para quem gosta de uma cor viva nas plantas. Elas são encontradas em diversas cores e ficam um charme na estante, centro de mesa, no banheiro ou até no criado mudo. É preciso tomar alguns cuidados como temperatura controlada, água com moderação e nada de sol direto, para assim ter floração o ano todo.



- No Brasil são encontradas de pétalas na cor branca, lilás, violeta, rosa e até bicolores.


  • As suculentas também são um charme e de fácil cultivo, pois são “parentes” do cactos, é podem ficar semanas sem água. Por permitirem o armazenamento de água em maior quantidade que as outras plantas, não exigem uma rega tão frequente. Mas é preciso deixá-las em luz natural, pois gostam de calor, luminosidade e vento. Quanto mais seco o local e mais sol, melhor. Alguns tipos, e de nomes bem curiosos, são:


- Rosa de pedra

- Colar de pérolas

- Orelha-de-elefante

- Planta fantasma

- Rosinha-de-sol

- Zebra




 

E ai? Curtiu essa série de dicas da Parte I e II para você decorar seu lar ou escritório, gastando super pouco? Para a decoração barata em geral, você pode pensar, num primeiro momento, em como usa o espaço que quer transformar, para aí então entender o que fica bom em cada canto e como adequar seu estilo e seu orçamento em tudo o que quer transmitir ao ambiente. Mas o mais importante é pensar no uso do local, ele tem que estar sempre relacionado ao que você precisa para aquele espaço.

Vou falar mais sobre isso no próximo post, e atendendo a mais pedidos, o tema será "Como decorar sua varanda", para você que quer transformar esse espaço tão importante, mas sem necessariamente utilizar plantas 💛 acompanhe os conteúdos do Blog!



Aproveite que falamos sobre pedras na cozinha, e assista os vídeos que preparei com 7 tipos, materiais e características de pedras, garanto que nesses vídeos você encontra sim a pedra ideal para a sua casa! Confira:




Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)

Comments


bottom of page