top of page
Buscar

Os 9 segredos do lar dos seus sonhos!

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Quem aí não tem o sonho de ter um cantinho para chamar de seu? Ele pode ser próprio ou alugado, mas da maneira que for, você pode planejar bem para deixá-lo com a sua cara, seu estilo, imprimir sua personalidade em cada canto, e ainda, definir o destino dos seus investimentos para tudo caber no seu bolso! Por isso hoje te trago os 9 segredos do lar dos seus sonhos!


Para isso acontecer e seu sonho se realizar da melhor forma, planejamento é tudo!

Quando falamos de uma compra ou aluguel de um novo apartamento ou casa, estamos falando a princípio de custos, uma série de encargos que fazem parte do processo de locação ou compra, e alguns deles são:

Em caso de compra: ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis -, escritura, registro do imóvel, certidões de regularidade do imóvel, laudo de avaliação do imóvel pelo banco;

Para ambos, aluguel e compra: IPTU, condomínio, reparos e obras no imóvel, compra de móveis e eletrodomésticos, gastos com mudanças para o imóvel novo.

Deu pra notar que inicialmente é uma série de custos para se obter o seu tão sonhado imóvel, mas e depois disso? O que deve ser feito?


Aí que entram os 9 segredos que vou te contar a seguir, que fazem parte de o que planejar, como e porque após a compra ou aluguel do seu novo cantinho.


Se interessou? Então continua essa leitura para saber as dicas que vão te ajudar a se planejar e realizar esse sonho! Acompanha comigo!


O QUE PLANEJAR, COMO E PORQUE APÓS A COMPRA OU ALUGUEL DO SEU NOVO CANTINHO

Após a aquisição do seu novo lar, devemos trabalhar em algumas etapas importantes para a organização e planejamento do imóvel, com atenção aos investimentos e como adequá-los ao seu orçamento, evitando assim surpresas e gastos desnecessários. E para alinhar isso, deve-se também definir qual estilo você quer para a sua casa.

“ A moda passa, mas o estilo fica. ”

Por isso, o planejamento é composto por 3 elementos:

  • Briefing

  • Reconhecimento do estilo pretendido

  • Previsão orçamentária

O primeiro item a ser definido é:


“O que planejar?”: Essa etapa também pode ser analisada através do Briefing, que expliquei nesse post do blog. Resumidamente, o Briefing é o documento que exprime as exigências do cliente e dos demais usuários, todas as ideias e necessidades do cliente com clareza. Ele é importante para saber exatamente o que o solicitante espera, e inclui essencialmente o que deve ser comprado, trocado, e o que deve ser feito no novo imóvel.


Alguns quesitos são:


1. Aquisição de móveis e eletrodomésticos novos (em caso de recém-casados ou jovens que adquirem o primeiro imóvel, por exemplo);


2. Substituição de revestimentos como pisos, azulejos, troca de parte da mobília ou a sua totalidade;


3. Executar uma obra que contemple reforma ou pequenos reparos no imóvel, como a construção de um novo ambiente, a aplicação de tinta nas paredes, refazer o telhado de um ambiente externo.

O segundo ponto a ser estabelecido é:



“Como planejar?”: Essa fase é de reconhecimento do estilo pretendido no novo lar, é ele que definirá a direção do que se quer aplicar e como imprimir sua personalidade em cada canto. É preciso decidir sobre:





4. Cores que vão compor os ambientes do imóvel, se serão escolhidas a partir de uma paleta predefinida, com cores primárias, monocromáticas, tons neutros ou vibrantes;


5. Se os móveis serão semi-novos ou reformados, adquiridos em brechó, ou novos em lojas de móveis planejados, ou comprados de lojas de móveis prontos;


6. Como será o estilo de decoração, se será a partir do que o cliente gosta ou através de inspirações em viagens, países, culturas, se a decoração vai seguir tendências, estilo industrial, campestre, minimalista, contemporâneo, rústico, clássico ou eclético.


O último elemento para determinar a organização e planejamento do imóvel é:




“Por que planejar?”: Esse passo é importantíssimo para executar um plano de ação eficiente, pois é onde definimos a previsão orçamentária levando em conta alguns quesitos importantes:





7. Determinar se há uma restrição orçamentária, se é preciso pesquisar preços do mercado ou avaliar a possibilidade de economizar em certos itens do projeto, ou se há uma poupança já planejada para o custeio de toda a organização e decoração do novo cantinho.

8. Definir os prazos, levando em conta o tamanho do plano que será executado, em questão de reforma completa ou parcial do imóvel, como também o tempo estimado para entrega das chaves do imóvel e outras burocracias que podem impactar o orçamento.


9. Enfatizar as escolhas essenciais do projeto, se foram feitas porque gosta do estilo em questão, ou porque utilizou referências de outros locais como internet, amigos, lojas, e utiliza-los como norteadores do projeto e orçamento.


Todas essas razões são essenciais para um planejamento de sucesso após a aquisição do seu novo lar, levando em conta tudo o que você quer ver no seu espaço, que deve exprimir toda a sua personalidade, conter tudo o que gosta e que busca ter dentro do seu cantinho, e que você se encante diariamente com todas as escolhas que fez e com os motivos que te levaram a decidir.


Seja buscando referências na internet, através de amigos ou profissionais, investindo muito ou pouco, o importante é você se sentir em casa na sua casa e deixá-la linda como você sonhou e dentro do seu orçamento!

 

E aí? Ficou com alguma dúvida sobre os 9 segredos do lar dos seus sonhos ou quer dar uma sugestão? Comenta aqui embaixo que eu te respondo!


Se você quiser saber mais dicas como essa, acompanhe os conteúdos do Blog, que no próximo post vou responder à pergunta que não quer calar: Tô de Home Office, e agora? Para você que também está passando por esse desafio atualmente! 💛



Aproveite e assista o vídeo que trago 8 dicas incríveis pra você que

precisa de um help na hora de decorar, mobiliar ou até

saber se é uma boa escolha esse novo cantinho.

Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)


Comments


bottom of page