top of page
Buscar

Consultoria de ambientes ou projeto de interiores?

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Tenho recebido muitas dúvidas nas redes sociais sobre como funciona um projeto completo de interiores e decoração, e se existe uma forma mais “barata” de ter atendimento personalizado de um arquiteto. Mas e você? Sabe o que é uma consultoria de ambientes ou projeto de interiores?

Uma coisa importante a ser ressaltada é: valorizar o trabalho do profissional. Ao orçar para decidir contratar o serviço de um arquiteto, deve-se considerar todas as horas que ele trabalha para fazer um projeto completo, todas as pesquisas, referências, artigos, e estudo que ele precisa fazer para chegar ao que o cliente deseja para a sua casa, apartamento ou ambiente de trabalho. Além disso, todos custos com equipamentos e programas que ele utiliza para criar as imagens e materiais digitais de como ficará seu novo lar.


E isso não se estende apenas ao projeto, mas sim à consultoria também! Afinal, o arquiteto precisa de uma série de referências e estudos, além de entender a melhor maneira de assessorar o cliente para sanar suas dúvidas e indicar as alternativas mais adequadas ao ambiente, às condições financeiras, e claro: à cara do cliente, para deixar o novo lar com a personalidade dele.



Não é um serviço caro, mas valioso quando se leva em conta todos esses quesitos essenciais para realizar um excelente serviço e entregar o melhor ao seu cliente. Falei sobre os motivos de contratar um arquiteto em outro post do blog, que você pode conferir aqui.


Dito isso, vamos ao que interessa. Afinal, qual a diferença de uma consultoria à um projeto completo de interiores e decoração? Acompanha comigo que eu te explico tim tim por tim tim sobre esse assunto!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONSULTORIA DE AMBIENTES E PROJETO DE INTERIORES COMPLETO?

Um projeto de arquitetura de interiores e decoração abrange diversas etapas importantes para um resultado satisfatório ao cliente. Elas devem ser respeitadas, pois os serviços dependem de outros para acontecer, e são divididas em:


1) Briefing

2) Levantamento

3) Estudo Preliminar

4) Projeto de Interiores

5) Guia Arquitetônico de Compras

Cada uma dessas etapas estão especificadas nesse link, mas em resumo, um arquiteto para elaborar o projeto completo de um imóvel, necessita de informações e de fases que devem ser respeitadas entre si, para executar o serviço. São elas respectivamente:


1) Programa de Necessidades para identificar com clareza todas as ideias e necessidades do cliente, o orçamento para a realização do projeto e seus prazos;

2) Pesquisa de campo para fazer todas as medições necessárias, tanto estruturais, hidráulicas e elétricas, tirar fotos e fazer vídeos do espaço do cliente;

3) Representação inicial das soluções de projeto, com planta (s) do (s) ambiente (s) em escala com dimensionamentos, atendendo as exigências legais;

4) Técnica que apresenta o resultado definitivo das soluções propostas no item anterior, com dimensões e definições de materiais, imagens em 3D de como o projeto será;

5) Tabela que lista todos os materiais e serviços detalhados do projeto, podendo ser setorizada por ambientes da casa para facilitar o planejamento e organização.

Agora que você já sabe das etapas cruciais para o planejamento, organização e execução de todo o Projeto de Arquitetura, afinal:


O que é uma consultoria de ambientes e por quê ela é uma excelente solução ao cliente?


Para se ter um lar ou escritório que exprima a sua personalidade, que contenha todos os elementos que te definem, compatível com o seu estilo, em que você se sinta confortável e que realize o que deseja, outra solução viável é a consultoria de ambiente ou de interiores.



O que é?

  • Essa modalidade, também chamada de consultoria arquitetônica, consiste em um serviço em que o profissional de arquitetura atribui sua avaliação técnica, ou seja, analisa e dá soluções profissionais ao ambiente em questão a partir dos desejos e necessidades apresentadas pelo cliente. Por ser uma atividade mais pontual, ela tende a ser mais rápida e consequentemente, com investimento de menor valor que o projeto completo de interiores.

Qual público ela atende?

  • Ela é destinada a quem quer fazer pequenas alterações, como renovar, modificar ou reformar algo em seu lar ou escritório, e até em determinado espaço do imóvel, através de alternativas orientadas por um arquiteto, sem fazer disso um projeto mais detalhado ou obra de maior complexidade e custo.


O que ela abrange?

  • A consultoria de ambientes compreende:

As melhores opções de layout do ambiente, disposição e organização dos móveis, ou até a troca dos mesmos;

Cores de paredes que combinam com o mobiliário novo ou já existente, que deem sentido ao uso do ambiente;

Objetos que fazem a diferença na decoração do cantinho do cliente;

Iluminação, revestimentos e acabamentos;

Tecidos, estampas e texturas;


Como ela é feita?

  • Através de um Briefing com o cliente, o arquiteto pode entender com detalhes quais as expectativas e necessidades para aquele ambiente ou imóvel completo, para coletar o maior número de informações que agreguem à avaliação.

(É importante que no Briefing se identifique informações através da planta do imóvel, fotos e medidas do local a ser realizado o serviço, para que o arquiteto entenda o tamanho e as possibilidades para aquele ambiente, além de agilizar a transformação.)



  • Após o prazo e orçamento acordado por ambas as partes, o profissional entrega o manual do cliente, um relatório com as soluções pretendidas, as dicas, orientações e tudo o que é necessário listar de acordo com o que foi planejado modificar ou reformar.



(Dependendo da situação, um relatório adicional pode ser entregue com plantas mais detalhadas da iluminação e acabamentos pretendidos, bem como imagens em 3D com referências de mobiliários e decoração, além de indicações de fornecedores e materiais para a realização do planejamento.)


Qual o objetivo?


O profissional de arquitetura com a consultoria de ambientes tem por objetivo trazer sugestões e orientações eficazes ao cliente, que lhe proporcionem como resultado o layout adequado ao imóvel, bem como a praticidade, funcionalidade, estética e a harmonia em relação ao estilo, à personalidade e aos desejos pretendidos. O arquiteto dá ideias criativas, com o melhor custo-benefício e visa agregar melhorias ao local que o cliente vive ou trabalha (podendo também ser um home office).


Que vantagens a consultoria pode oferecer?




Além de ser um serviço que pode ser realizado de forma completamente online, ele despende de menor tempo para sua realização, de maior praticidade e também, de acesso a profissionais especializados. Além disso tudo, a consultoria de interiores é uma maneira mais econômica de se obter um parecer técnico de um arquiteto, e que torne seu lar ou escritório mais aconchegante, conexo, funcional e claro, com a sua cara!




Então, afinal, essas são as diferenças entre o projeto de interiores completo e a consultoria de ambientes. Lembrando que consultoria não é e não substitui um projeto arquitetônico completo ou de interiores. Por isso, é necessário avaliar qual destes é o serviço ideal para você, conforme a sua necessidade no momento, de acordo com as suas condições e expectativas.

“Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo!”

Sempre é importante entender a diferença entre os dois, pois cada um com as suas características pode te atender de alguma forma, com soluções inteligentes e exclusivas. E você pode sim ter o parecer de um arquiteto para o seu cantinho, sendo uma dessas opções que listei aqui, com o intuito de organizar e otimizar seu espaço, dentro do orçamento que você pretende investir, com a personalidade que quer imprimir ao ambiente. Afinal, todos os seus desejos serão atendidos e realizados no seu cantinho!


 

E aí? Ficou com alguma dúvida sobre o que é a consultoria de ambientes ou projeto de interiores? Comenta aqui embaixo que eu te respondo!


Se você quiser saber mais dicas como essa, acompanhe os conteúdos do Blog, que no próximo post vou te dar 5 dicas de decoração SUPER barata que cabem no seu bolso, para você que também quer mudar o seu cantinho gastando pouco 💛



Aproveite e assista o vídeo que explico que você pode sim ter uma arquiteta pra chamar de sua, ter a sua casa do jeito que você quer e com um valor acessível!

Aqui eu trago tudo sobre a Consultoria de Ambientes.



Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)

2 Comments


Boa dia. Conteúdo excelente, está de parabéns. Contudo, gostaria de tirar uma duvida: Como deve ser feito o cálculo da prestação de serviço? O valor é cobrado através de RT? Desde já agradeço

Like
Camilla Bischoff
Camilla Bischoff
Nov 06, 2023
Replying to

Olá Carlos. Boa tarde! Me contata para eu entender melhor a sua dúvida. 11 95358 2746. No aguardo.

Like
bottom of page